Preparativos do projeto de biblioteca comunitária no bairro Belém Novo

Dentro do eixo de Desenvolvimento Comunitário, o Instituto Jama apoia iniciativas que beneficiam as comunidades, especialmente no que se refere à infraestrutura. Em 2022, em parceria com a Associação de Moradores do Jardim Europa, entregamos uma biblioteca comunitária localizada dentro do Parque Germânia. Em 2024, realizamos a obra da nova biblioteca da Escola Gomes Carneiro e iniciamos 2025 com mais um projeto de biblioteca, desta vez na região do Extremo Sul de Porto Alegre.

Em parceria com a ONG WimBelemDon, que comemora 25 anos de história, o Instituto Jama anuncia a construção de uma biblioteca comunitária na Praça Carlos Santa Helena, no bairro Belém Novo, em frente à sede da organização. As obras estão previstas para começar em breve.

A biblioteca será construída com contêineres navais adaptados e contará com banheiros acessíveis, um deck, um espaço para leitura e um depósito. O Instituto Jama será responsável pela execução da obra, enquanto o WimBelemDon cuidará do mobiliário do local. O projeto arquitetônico é assinado pela arquiteta Tatiana Weihmann.

Após a inauguração, a administração do espaço ficará a cargo do WimBelemDon, que promoverá o empréstimo de livros e equipamentos esportivos, além de organizar oficinas e atividades culturais, esportivas e de bem-estar para a comunidade. O projeto também prevê, futuramente, a construção de um mini-auditório como parte da expansão do espaço.

A biblioteca estará aberta para atender a comunidade escolar do entorno, que abrange cerca de 5.600 alunos de 10 escolas públicas do bairro Belém Novo. Seu propósito é oportunizar a  inclusão de todos os interessados na sua utilização, além de proporcionar uma possibilidade de extensão de atividades para a educação pública.

Estamos participando de diversas agendas e reuniões com as Secretarias Estaduais de Educação e de Cultura para alinhar a iniciativa, além de contar com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. O projeto será apresentado à comunidade vizinha da ONG no próximo sábado, 5 de abril.

Acreditamos que ao incentivar a leitura em espaços qualificados, nos tornamos agentes de transformação social, ampliando o acesso à educação e cultura, integrando lazer, esportes e bem-estar como pilares essenciais para o desenvolvimento das comunidades.

Imagem ilustrativa do projeto arquitetônico.

 

Compartilhe nas redes:

WhatsApp