Nova Biblioteca Comunitária será inaugurada em outubro no bairro Belém Novo

A comunidade do bairro Belém Novo, no extremo-sul de Porto Alegre, está prestes a receber um novo espaço dedicado à leitura, cultura e convivência. A biblioteca comunitária da região entra agora em fase final de construção e ajustes, com inauguração prevista para outubro de 2025.

O projeto é fruto de uma parceria entre Instituto Jama e Wimbelemdon, organização social que neste ano celebra 25 anos de atuação promovendo o desenvolvimento integral de crianças e jovens por meio de uma metodologia que alia educação, esporte, psicologia e serviço social.

Localizada em uma praça pública em frente à sede da entidade, a nova biblioteca faz parte de um espaço amplo, com área externa, banheiros e depósito. Para o futuro, também está prevista a construção de um auditório, ampliando ainda mais as possibilidades de uso coletivo e cultural do local.

A proposta da biblioteca é democratizar e descentralizar o acesso ao livro, à leitura, à informação e à cultura para toda a comunidade. O acervo está sendo cuidadosamente formado para atender a todos os públicos, com uma variedade de gêneros literários, garantindo pluralidade de opções e inclusão.

Segundo o bibliotecário Eduardo Peixoto, o espaço oferecerá empréstimo de livros, além de uma programação cultural diversificada e visitas de escolas da região, que irão fortalecer o vínculo entre as pessoas e o território. “Queremos fazer da biblioteca uma extensão do projeto Wimbelemdon, com a criação de um espaço vivo e pulsante, que amplie o senso de pertencimento, engaje os moradores e fortaleça a autoestima comunitária”.

Essa iniciativa reafirma o compromisso do Instituto Jama com o desenvolvimento comunitário e com o acesso equitativo à educação, por meio de ações em escolas em parceria com as secretarias municipais e estadual de educação ao longo de 15 anos de atuação no Rio Grande do Sul. “Este será o terceiro projeto de biblioteca do qual participamos. Iniciamos com o Espaço Bio Germânia, inaugurado em 2022 no Parque Germânia, em Porto Alegre, que oferece uma biblioteca comunitária voltada à sustentabilidade para o público infanto-juvenil, além de um auditório utilizado para atividades pedagógicas e comunitárias, aberto à população. Mais recentemente, apoiamos a construção da Biblioteca Vinícius de Moraes, na Escola de Educação Básica Gomes Carneiro, que se transformou em um espaço procurado e muito frequentado por alunos e professores — o coração da escola, segundo a diretora Susana de Sousa.”, comenta Adriana Lanzarini, diretora do Instituto Jama.

Imagem do cartaz fixado na obra da biblioteca na praça Santa Helena no Bairro Belém Novo.

Compartilhe nas redes:

WhatsApp