A nova biblioteca da escola estadual de educação básica, Gomes Carneiro, foi inaugurada no final do mês de outubro. O espaço, criado pela arquiteta, Tatiana Weihlman, a pedido do Instituto Jama faz parte do Projeto Genoma, que tem como propósito trazer melhorias de infraestrutura e de gestão escolar para a comunidade da Gomes Carneiro.
A biblioteca antiga ficava no prédio principal da escola, mas num local não muito atrativo e ainda necessitava de reformas. Dentro do Projeto Genoma, elaborado em parceria com o Colégio Israelita Brasileiro, já estava assinalada essa mudança de local da biblioteca, a fim de utilizar o espaço para ampliar o número de salas de aula.
“A biblioteca da escola pode ser um espaço frequentado por toda a comunidade escolar, e portanto, sua localização e atratividade são importantes dentro de um projeto que visa aprimorar práticas pedagógicas aliadas à infraestrutura adequada, comenta Adriana Lanzarini, executiva do Instituto Jama, presente na solenidade que contou com a presença da secretária estadual de educação, Raquel Teixeira.
Vinicius de Moraes é o nome da biblioteca original e foi mantido na sua nova apresentação. Vários exemplares de suas obras e de muitos outros autores importantes estão disponíveis no acervo à disposição dos frequentadores da biblioteca, que está organizando seu sistema para fazer empréstimos em breve. A biblioteca tem também mesas e cadeiras para encontros de grupos, espaço para leitura e alguns computadores disponíveis para consultas e pesquisas.