Impulso Educativo amplia atuação para 10 unidades da rede Calábria

Turma da unidade Vila Gaúcha conhecendo as trilhas de setembro do programa.

 

O Projeto Impulso Educativo iniciou suas atividades em 2022 com o objetivo de auxiliar na recomposição de aprendizagem após o período de pandemia. O projeto começou em três unidades da rede Calábria no bairro Restinga e, hoje, está atendendo cerca de 650 estudantes em 10 espaços da rede localizados em diferentes bairros na cidade de Porto Alegre.

A proposta pedagógica do projeto é oferecer, no contra-turno, trilhas digitais baseadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento de aprendizado para os estudantes que estão matriculados na rede pública escolar e que frequentam as unidades da rede Calábria no turno inverso ao da escola. Atualmente são ofertados dois ciclos para estudantes, de 6 a 9 anos e de 10 a 14 anos.

A equipe de profissionais envolvidos conta com educadores, designers, monitores, psicopedagogo e psicólogo, responsáveis pelo atendimento presencial dos alunos que são acompanhados individualmente na sua jornada que envolve, além de acesso a conteúdos digitais como vídeos e jogos, exercícios interativos, horas de apoio psicológico, quando necessário.

“Os educandos passam por uma triagem diagnóstica e são avaliados, tendo a oportunidade de executar as trilhas digitais conforme sua condição cognitiva com o apoio de ferramentas tecnológicas e da equipe de profissionais alocados para o projeto ” explica Deise Conde, coordenadora do Impulso Educativo. Deise ressalta ainda a importância do projeto para os beneficiários que são de vários grupos demográficos, mas que em grande parte incluem famílias em situação de vulnerabilidade social.

Após 2 anos de acompanhamento do Impulso Educativo, 2022 e 2023, conseguimos identificar o esforço e o empenho da equipe em aprimorar a metodologia de ensino adotada para que o resultado final, que é mensurado de forma qualitativa e quantitativa, tivesse notável aumento do engajamento chegando a 70% de presença dos alunos nas atividades e com significativos avanços cognitivos, principalmente na alfabetização.

“Neste momento, estamos aprimorando nosso entendimento sobre o impacto do programa junto ao Instituto Sesi que está fazendo uma análise do método e dos resultados obtidos no Impulso Educativo. Nossa intenção com esta análise é validar e qualificar ainda mais o programa”, comenta Adriana Lanzarini, diretora do Instituto Jama.

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