No mês de julho, realizamos um encontro muito especial com as equipes diretivas das escolas que estão participando da edição atual da formação docente “Tecnologias Digitais aplicadas à sala de aula”, oferecida pelo Instituto Jama em parceria com o Instituto Sesi.
Durante o encontro, representantes das escolas Instituto de Educação, Piratini, Dom Diogo de Sousa, Gomes Carneiro, Dolores Alcaraz Caldas e da 12ª CRE participaram da apresentação das duas etapas que compõem a formação: o diagnóstico de maturidade tecnológica e o curso de 40 horas, com foco em intencionalidade pedagógica no uso das tecnologias digitais. Os participantes também tiveram a oportunidade de visitar o laboratório maker FabLearn e participar de uma oficina prática sobre Inteligência Artificial, explorando possibilidades reais de aplicação em sala de aula.
Um dos momentos mais inspiradores do dia foi o depoimento da professora Ana Lúcia Martini, que leciona Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio na Escola Gomes Carneiro. Ela compartilhou suas experiências após participar da primeira edição da formação no ano passado, destacando como a prática docente foi atualizada a partir do curso.
A partir da identificação do perfil de cada professor – que pode ser recém-chegado, explorador, entusiasta, inovador ou desbravador – o curso oferece trilhas formativas personalizadas, que estimulam o planejamento pedagógico com ferramentas digitais e a aplicação prática de atividades com os alunos.Entre os temas abordados estão: Inteligência Artificial na educação, inclusão e acessibilidade, cultura digital, pensamento computacional, robótica, aprendizagem colaborativa e autônoma.
No Instituto Jama, acreditamos que uma gestão escolar forte é essencial para transformar a educação pública. Por isso, desde a nossa fundação, esse tem sido um dos nossos principais eixos de atuação. Nos engajamos em formações continuadas que valorizam os educadores, atualizam práticas e conhecimentos, contribuindo assim, para avanços reais nas escolas e nas comunidades.
Foto com equipe diretiva da Escola Estadual Piratini e equipe do Instituto Sesi.