WimBelemDon inaugura Biblioteca Comunitária Sabiá do Saibro Sábio em Belém Novo para celebrar 25 anos

Para marcar seus 25 anos de história, o WimBelemDon inaugurou a Biblioteca Comunitária Sabiá do Saibro Sábio, um projeto viabilizado através do Instituto Jama, que se torna o primeiro equipamento cultural, educacional e esportivo da região do Extremo Sul de Porto Alegre. A cerimônia foi marcada especialmente no Dia dos Professores, 15 de outubro, na quadra esportiva da Praça Carlos Santa Helena, dando início a uma programação comemorativa voltada à comunidade local.

O novo espaço pretende receber a comunidade do entorno, que chega a 15 mil pessoas, nas suas programações e também estará aberta à visitação de dez escolas próximas, que atendem cerca de 4.600 alunos da rede pública municipal e estadual. O propósito da biblioteca é promover a inclusão, o acesso à cultura e oferecer possibilidades de extensão para atividades educativas. Por enquanto, o acervo literário, com opções para diferentes gostos e faixas etárias, já está disponível ao público e conta com 2,5 mil livros doados por empresas, editoras, parceiros e pessoas físicas.

A inauguração do bairro Belém Novo integra uma série de iniciativas do Instituto Jama que promovem o lugar de destaque e renovação das bibliotecas como pólos de convivência, aprendizagem e transformação social. A primeira iniciativa foi a Biblioteca Ipê Amarelo, voltada à sustentabilidade, localizada no Espaço Bio Germânia dentro do Parque Germânia, em 2022, seguida da reconstrução da Biblioteca Vinícius de Moraes, da Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro, na zona norte da capital.

Para Adriana Lanzarini, diretora executiva do Instituto Jama, a entrega da nova biblioteca representa um marco no compromisso com a educação e as comunidades:

“Essa entrega é muito significativa para o Instituto Jama, pois representa a importância de se investir em espaços que resgatem e potencializem o hábito da leitura em um ambiente atrativo, especialmente criado para que as experiências sejam valiosas para todos que passarem por lá. Em um mundo repleto de estímulos digitais, oferecer tempo e mediação adequada para a leitura fará toda a diferença no desenvolvimento dos alunos das escolas da região e da comunidade vizinha.”

O fundador-presidente do Instituto Jama, Jayme Sirotsky, reforça o poder transformador da educação:

“A crença fundamental do Instituto Jama é na educação. Quando unimos cultura, comunidade e esporte, o resultado só pode ser positivo. Por isso, a alegria de nossa associação com o WimBelemDon. Esta biblioteca, com o sugestivo nome de Sabiá do Saibro Sábio, nasce com a missão de inspirar, acolher e transformar — exatamente como acreditamos que a educação deva fazer.”

Para Cristiano Santarem, gerente de comunicação do WimBelemDon, o momento é simbólico e histórico:

“Das tantas histórias que já vivemos nesses 25 anos, essa é com certeza uma das mais especiais. A parceria com o Instituto Jama permitiu realizarmos um antigo sonho: termos em nosso território uma biblioteca comunitária que vai transformar o cenário cultural da região. A programação desta segunda quinzena de outubro é uma amostra do que pretendemos oferecer daqui para frente.”

O encerramento das atividades será no dia 31 de outubro, com o tradicional HalloWeenBelemDon, festa que une a comemoração do aniversário da organização à celebração do Halloween. A programação completa está disponível em @bibliosabia. (Instagram)

Sobre o WimBelemDon
O projeto tem como missão promover a transformação social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Extremo Sul de Porto Alegre. Com o tênis como principal chamariz, a ONG oferece atividades e oficinas pedagógicas, esportivas, culturais e socioemocionais, sempre com um olhar humanizado e respeito aos limites de cada educando.

Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido, acesse wimbelemdon.com.br ou siga nas redes sociais @wimbelemdon.

Foto 1 José Elias Flores Jr., Luciane Barcelos, Eduardo Peixoto, Jayme Sirotsky, Adriana Lanzarini e Marcelo Ruschel.

Foto 2 (do interior da biblioteca) por Julie Pellin Corrêa – WimBelemDon

Compartilhe nas redes:

WhatsApp