
O Instituto Jama está entre as sete instituições parceiras do projeto Infância em Construção, lançado pela Prefeitura de Porto Alegre, que irá ampliar significativamente a rede municipal de Educação Infantil na capital. A iniciativa prevê a construção de novas escolas, além da ampliação e reforma de unidades já existentes, ao todo serão 12 espaços novos com o objetivo de criar 1.800 novas vagas para crianças de 0 a 5 anos. Historicamente há falta de vagas direcionadas à educação infantil de Porto Alegre tanto na rede própria quanto nas escolas parceiras.
Como parte desse esforço coletivo, o Instituto Jama será responsável pela construção de uma nova escola de Educação Infantil no bairro Parque Santa Fé, com capacidade para atender até 156 alunos. O projeto integra a estratégia da Secretaria Municipal de Educação (SMED), chamada “Espaços que Educam”, voltada à criação de ambientes acolhedores, seguros e inspiradores para o desenvolvimento infantil. A entrega da unidade a ser construída pelo Instituto JAMA está prevista para o primeiro semestre de 2026, e conta com a Rede Calábria como provável parceira para a gestão da escola.
Além da construção da unidade, o Instituto Jama também custeou o guia de Diretrizes Arquitetônicas, elaborado pela arquiteta Samantha Diefenbach, também responsável pelo projeto arquitetetônico da escola que será construída pelo JAMA . O guia orientará a concepção de espaços adequados às necessidades das crianças pequenas, garantindo ambientes que favoreçam o brincar, o aprender e o conviver — pilares fundamentais da primeira infância.
Mais do que um documento técnico, esse guia é um convite a refletir sobre a escola como espaço de presença, pertencimento e transformação. “A infância, quando respeitada em sua plenitude, nos ensina que educar é, também, cuidar dos espaços onde a vida acontece” (KISHIMOTO, 2007; CUNHA; AMORIM, 2020).*
Essa compreensão também está no cerne da atuação do Instituto.“Investir na Educação Infantil é investir no futuro. Os primeiros anos de vida são decisivos para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Por isso, nosso compromisso com esse projeto vai além da construção física: queremos colaborar para formar ambientes de qualidade, que respeitem o tempo e as distintas identidades das crianças”, destaca Adriana Lanzarini, diretora do Instituto Jama.
Com uma trajetória de 15 anos dedicados a iniciativas voltadas à educação, o Instituto Jama reafirma sua missão de contribuir para a qualificação da educação pública por meio de ações concretas e parcerias estratégicas. Alinhado às discussões atuais sobre políticas educacionais, o Instituto reconhece que investir na primeira infância é fundamental para garantir o sucesso ao longo de toda a trajetória escolar, e consequente a melhoria nas condições de vida da população.
*Citação inserida no Guia que você pode acessar – Espaços que Educam Guia de Diretrizes Arquitetônicas