Encontro presencial de professores do pólo Porto Alegre.
O Programa Letramento em Programação (Let Prog) de 2024 está completando o quinto ano de atuação no Rio Grande do Sul, uma parceria do Instituto Jama e do Grupo Atitus/Fundação Imed.
Criada pelo Instituto Ayrton Senna, é uma proposta pedagógica que visa ampliar a inserção dos estudantes no universo digital a partir da utilização de ferramentas gratuitas e do conhecimento da linguagem computacional. O foco do programa é em estudantes de escolas públicas, de 4º ao 9º anos do ensino fundamental é está inserido como uma atividade complementar de educação integral.
Neste ano, 5 mil alunos, de mais de 26 municípios do estado, estão participando do Let Prog. Além das competências de natureza digital, o programa promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais fundamentais para acompanhar as mudanças do século 21. Chamadas de soft-skills, podemos entendê-las como um conjunto de habilidades relacionadas ao comportamento humano como empatia, ética, criatividade, liderança e trabalho em equipe.
Para que os estudantes tenham acesso ao conteúdo do Programa e acompanhem as atividades propostas, os professores recebem uma formação online de 42 horas em cada trilha de aprendizagem conforme o ano em que irá atuar. Se o professor tiver uma turma do quinto e do sétimo ano, por exemplo, receberá uma formação para cada ano, pois as atividades e os desafios são distintos nas etapas. Nesta edição temos um total de 243 professores cadastrados na plataforma do Let Prog, entre gestores e ministrantes do programa.
Em 2024, os professores passaram a ter uma modalidade nova de curso: o encontro presencial. Foram trocas muito enriquecedoras das práticas dos professores, que aconteceram em alguns pólos, como os de Passo Fundo e Porto Alegre, e contaram com a presença de docentes e equipe do Letramento em Programação. O Instituto Jama participou do encontro em Porto Alegre, realizado no Instituto Caldeira.
“Fica claro que o interesse pelo assunto Letramento em Programação é crescente e cada vez mais necessário no currículo atual, tanto dos alunos como dos professores. O entusiasmo dos professores a partir da exposição de suas práticas e o feedback das atividades nos leva a apostar em formações que qualifiquem e preparem os professores para os desafios que se impõe atualmente e nos que virão no futuro. O avanço da tecnologia combinado ao comportamento humano deve ser um ponto importante da pauta da educação”, comenta Adriana Lanzarini, diretora do Instituto Jama.