Professor Alessandro Souza, da ESPM-Poa
A pandemia desestruturou o sistema de ensino no país e acentuou as desigualdades educacionais. O fechamento prolongado das escolas, as dificuldades de acesso ao ensino remoto e o desestímulo causado pela perda de contato entre alunos e professores apontam para uma retomada desafiadora das atividades em 2021, especialmente para os diretores de escolas públicas.
– Neste primeiro momento, o desafio do gestor é estar próximo da comunidade escolar – assegura o professor Alessandro Souza, coordenador do Curso de Publicidade e Jornalismo na ESPM Porto Alegre, que ministrará em março o módulo Comunicação Integrada na Comunidade Escolar no curso de formação de gestores mantido pelo Instituto Jama em parceria com a universidade.
Alessandro recomenda que o diretor exerça inicialmente um papel social, até para evitar que as crianças se afastem da escola.
– A presença e o interesse do gestor são motivadoras para as famílias, especialmente para as mais vulneráveis.
Só então – sugere o professor – os gestores devem se preocupar com a linguagem da comunicação, adequando-a aos contatos com pais, professores, e buscando os canais apropriados.
– Aí vai depender da sensibilidade do diretor, pois alguns públicos preferem os canais institucionais, outros os canais pessoais. Além disso, a linguagem para os pais é uma, para os professores é outra. O importante é que o diretor transmita a mensagem que todos precisam ouvir: “estamos juntos!”.