Distribuição de tickets pela CufaRS
Sensibilizado com a situação da parcela da população mais vulnerável ao agravamento da pandemia no Estado, o Instituto Jama decidiu retomar neste mês de abril o programa de doações de cestas básicas, em parceria com a Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul (Cufa/RS). Numa primeira ação autorizada pela diretoria na última semana, foram disponibilizados recursos para a compra e distribuição de produtos de higiene e alimentação para 950 famílias mapeadas pela Cufa como mais necessitadas no momento.
Para facilitar a distribuição e evitar aglomerações neste momento de contágio elevado em Porto Alegre, a Cufa fez uma parceria com a empresa Ticket Alimentação, que distribuirá cartões desbloqueados para os beneficiados comprarem em estabelecimentos próximos às suas residências.
De acordo com o levantamento feito pela entidade, serão beneficiadas 150 famílias da Vila Cruzeiro, 150 do Morro Santa Teresa, 200 do Bairro Partenon, 200 da Vila Bom Jesus e outras 250 da Bairro Restinga. O objetivo é ajudar núcleos familiares que ficaram temporariamente sem acesso à alimentação, tanto pelo desemprego dos adultos quanto pela paralisação das escolas onde as crianças recebiam merenda escolar.
Ao redirecionar recursos para esta ação emergencial, o Instituto Jama reafirma uma parceria bem-sucedida, ao mesmo tempo em que reconhece a liderança comunitária da Cufa como canal apropriado para a distribuição justa e organizada do auxílio, como já ocorreu no ano passado.