Projetos
Conheça os principais projetos do Instituto Jama

Tecnologias e Inovação

No mundo em constante transformação de hoje, acreditamos que a educação é a ponte para construção do futuro através do presente.

O eixo Tecnologias e Inovação do Instituto Jama, criado em 2019, surge da convicção de que as ferramentas digitais e os novos saberes tecnológicos são aliados poderosos para ampliar horizontes, promover inclusão e construir caminhos de desenvolvimento pessoal e coletivo.

 

Por essa razão(incluir) temos investido de forma consistente em programas, formações e parcerias que levam tecnologias para dentro das escolas — e para a vida de estudantes e educadores.

Através desse eixo, fomentamos:

 

 – o letramento digital e o pensamento computacional, preparando jovens da educação básica e ensino técnico para entender e atuar no mundo conectado;

 

 – formação de professores /gestores multiplicadores, garantindo que a adoção das tecnologias vá além do uso técnico — tornando-se parte de uma pedagogia transformadora;

 

 – a criação de oportunidades concretas para a inserção de jovens no mercado de trabalho e nas áreas de inovação e tecnologia.

 

Letramento e Cidadania Digital

Estudante Santa Zita de Lucca

 

Com o avanço da legislação educacional no Brasil — incluindo os pareceres CNE/CEB nº 2/2022 e nº 2/2025, a Resolução nº 3/2024 e a Estratégia Brasileira de Educação Midiática (EBEM) — a inserção da Computação, da cultura digital e do pensamento computacional nos currículos escolares tornou-se uma diretriz oficial.

Até 2026, todas as redes de ensino, públicas e privadas, deverão estar adequadas a essas novas exigências, ampliando o papel da tecnologia na formação integral dos estudantes.

Nesse contexto, a parceria entre o Instituto Jama e a Codifica consolida-se como uma iniciativa estratégica voltada à implementação de práticas pedagógicas inovadoras no campo da tecnologia educacional. O programa promove transformações concretas na forma como estudantes da rede pública se relacionam com o mundo digital, contribuindo para a inclusão digital, democratização do acesso ao conhecimento, o desenvolvimento do pensamento crítico e o fortalecimento da cidadania digital.

Em 2025 o programa alcançou 18 escolas públicas nos municípios de Porto Alegre, Esteio e Eldorado do Sul, além de duas organizações da sociedade civilWimbelemdon e Santa Zita de Lucca — ampliando seu impacto educacional e comunitário.

Ao todo, são 4.460 estudantes atendidos e 50 docentes envolvidos diretamente nas ações, que somam mais de 120 horas de formação em Computação, pensamento computacional e cultura digital. Como parte do acompanhamento pedagógico, o programa inclui a aplicação dos Testes de Fluência Digital (TFD), contribuindo para o monitoramento dos avanços e para o aprimoramento contínuo das práticas educacionais.

 

Geração
Caldeira

Formatura 2025

O Instituto Caldeira, fundado em 2019, tem como missão desenvolver o ecossistema de inovação e a formação de talentos no Rio Grande do Sul. Entre suas iniciativas, destaca-se o Campus Caldeira, criado para capacitar e incluir jovens no mundo do trabalho impulsionado pelas tecnologias digitais e pelas novas profissões da economia contemporânea.

Desde 2022, o Instituto Jama é um dos mantenedores do Campus Caldeira, apoiando a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social nesse cenário de transformação. De acordo com a pesquisa “O Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras” (2023), os jovens representam 24% da população brasileira e estão entre os mais impactados pelas mudanças no mundo do trabalho. Com iniciativas formativas estruturadas e acompanhamento contínuo, esse impacto pode ser convertido em oportunidades reais de crescimento e desenvolvimento.

Nesse contexto, o Geração Caldeira se consolida como um programa 100% gratuito, voltado a jovens de 16 a 24 anos, com foco em profissões da nova economia. A iniciativa já alcançou 50 mil jovens em escolas públicas, capacitou 15 mil estudantes em cursos online nas áreas de Inteligência Artificial, Programação, Gestão e Marketing, e possibilitou a inserção de 350 ex-alunos no mercado de trabalho, de um total de 450 jovens formados, ampliando para 650 estudantes em 2025. Destacando ainda o apoio de uma bolsa financeira aos alunos que são selecionados para a etapa final.     

Mais do que números, esses resultados representam histórias de virada de chave — jovens que encontraram na tecnologia um caminho possível de realização, autonomia e propósito.

O Instituto Jama apoia iniciativas que promovem o contato direto dos jovens com setores que demandam talentos, como o da tecnologia. Por meio de capacitações e programas estruturados, essas ações atuam como catalisadores de transformação social, estimulando o aprendizado, o desenvolvimento de competências e a geração de oportunidades concretas. A inserção no mercado de trabalho fortalece não apenas as trajetórias individuais, mas também o impacto positivo nas comunidades onde esses jovens vivem e atuam.

Impulso
Educativo

Legenda:

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Programa LetProg

(Letramento em Programação)

Formatura LetProg, cidade de Sertão/RS

Oferecer oportunidades para que alunos de escolas públicas tenham acesso a uma modalidade de educação integral através das atividades oferecidas no contra-turno, visando o desenvolvimento do pensamento computacional e das competências socioemocionais.

Uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna que conta com a parceria do Instituto Jama e da Fundação IMED. Foram cinco edições oferecidas em mais de 135 munícipios, em torno de 435 escolas no Rio Grande do Sul e alcançou 30 mil alunos.  

Aldeia Lumiar

Sala de aula na Aldeia Lumiar

A Aldeia Lumiar, escola comunitária municipal da zona sul de Porto Alegre (parceira desde 2019) recebe apoio à implementação do projeto metodológico Lumiar que propõe uma série de inovações nos aspectos pedagógicos e de gestão escolar.

A metodologia utilizada, Mosaico, é a base do currículo adotada pela escola.Trata-se de um modelo pedagógico inovador e flexível, que organiza a aprendizagem por meio de projetos interdisciplinares, em substituição à lógica tradicional de disciplinas.

O currículo é estruturado a partir de matrizes de competências, habilidades e conteúdos alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo abrangência e coerência pedagógica. A aprendizagem acontece por meio de projetos e oficinas que integram diferentes áreas do conhecimento, promovendo o aprender fazendo e a resolução de desafios reais, inclusive em grupos de idades diversas.

A metodologia conta com a Plataforma Digital Mosaico, que apoia o planejamento, o registro de evidências e o acompanhamento do desenvolvimento individual e coletivo dos estudantes. O processo pedagógico é conduzido por tutores e mestres, que orientam as trajetórias de aprendizagem, substituindo o modelo tradicional de docência.

A avaliação é contínua e formativa, baseada em registros, diários de bordo e autoavaliações, favorecendo intervenções pedagógicas personalizadas. Com isso, a Metodologia Mosaico promove uma integração entre educação formal e experiências significativas de aprendizagem, respeitando o ritmo e as necessidades de cada estudante.

O apoio do Instituto Jama à escola também se dá em melhorias de infraestrutura das suas instalações. 

Mais do que ensinar a usar ferramentas digitais, acreditamos no poder da tecnologia como meio para construir autonomia, pensamento crítico, criatividade e cidadania. Com isso, abrimos portas para que cada estudante e professor sonhe, crie e transforme realidades.

Gestão Escolar

O eixo Gestão Escolar do Instituto Jama reúne iniciativas voltadas ao fortalecimento de práticas de liderança, inovação pedagógica e gestão educacional na rede pública. Com base em indicações das Secretarias Municipal e Estadual de Educação, investimos em formações estruturadas para gestores e docentes, desenvolvidas por instituições de ensino superior e organizações com reconhecida competência na área. O objetivo é apoiar escolas na construção de ambientes organizados, inspiradores e alinhados às demandas contemporâneas da educação.

Formação Docente

Turma 2024

Em 2023 oferecemos uma nova concepção de formação de professores, elaborada em parceria com a UNICCIB (Universidade Corporativa do Colégio Israelita Brasileiro), chamada de Gestão e liderança educacional no século XXI . Focada em gestão multifacetada, especialmente criada para suprir necessidades, demandas e particularidades dos professores da Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro.

O conteúdo programático do curso foi dividido em 3 módulos: Gestão Educacional, Desafios e Oportunidades no século XXI, Projetos Pedagógicos e Métricas e Indicadores .As aulas ocorrem em locais inspiradores de Porto Alegre sob o ponto de vista pedagógico, como a Aldeia Lumiar, localizada na zona sul de Porto Alegre e que desenvolve uma metodologia inovadora para a comunidade escolar.

Em 2024/25, em parceria com o Instituto SESI, o Instituto JAMA deu continuidade à formação “Competências Digitais aplicadas à sala de aula”, voltada ao uso intencional e pedagógico das tecnologias na educação, com foco na realidade dos professores da rede pública.

A jornada formativa inicia com uma etapa diagnóstica, na qual os docentes acessam uma plataforma que mapeia seu nível de maturidade tecnológica. A partir dessa análise, são identificados diferentes perfis de relação com a tecnologia, permitindo uma leitura estratégica do corpo docente. Os resultados também são compartilhados com a equipe diretiva da escola, orientando a personalização da formação.

O curso é estruturado em dois módulos principais — Alfabetização Digital e Letramento Digital realizado em formato presencial. 

A formação tem como objetivo ampliar a capacidade de resolução de problemas com o uso de recursos digitais, desenvolver o pensamento computacional e incentivar práticas pedagógicas mais inovadoras.

Ao longo do curso, os professores participam de atividades práticas, com aplicação direta dos métodos e ferramentas em seus planos de ensino e no trabalho com os estudantes.

“Tive a oportunidade de participar do curso oferecido pelo Instituto Jama e UNICCIB. O programa não apenas enriqueceu meu entendimento sobre gestão escolar e liderança educacional, mas também ressaltou a importância da saúde mental. A abordagem foi fundamental, proporcionando suporte essencial para lidar com os desafios emocionais de professores e estudantes. Isso resultou em um ambiente mais saudável e produtivo para todos na escola.”

Ana Lúcia

Professora de matemática Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro

“Um destaque foram as oficinas ministradas na escola Lumiar, onde pude ver de perto uma nova proposta de educação que dá certo, sempre adaptando para a nossa realidade. Por outro lado, as atividades no Israelita tiveram igualmente um caráter profissional, e agregaram valor para a minha prática profissional para trabalhar métodos de métrica da minha disciplina: educação física.”

Daniel Macedo

Professor de Educação Física Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro

Formação Docente

(In)Fluência Digital

Formatura da Turma 1 do curso de (In)Fluência digital, Dezembro de 2023

Formação para professores de educação básica da rede pública do Rio Grande do Sul, o curso de (In)Fluência Digital desenvolvido em parceria com a Enter Educação, de formato híbrido, tem o propósito de aprimorar o conhecimento aplicado sobre a utilização de ferramentas digitais em ambientes de aprendizado. Os temas da formação são: como fazer uso seguro de plataformas online, integrar e-mail e agenda, criar textos, apresentações, planilhas online, formulários e sites, editar podcasts e vídeos. Além de apresentar e desmistificar a Inteligência Artificial, reconhecer sua importância e orientar sobre princípios éticos.

Propósito: Aprimorar o conhecimento aplicado sobre a utilização de ferramentas digitais em ambientes de aprendizado para professores da educação básica.

Os professores são desafiados todos os dias em suas atividades práticas e técnicas. A sala de aula, principalmente após a pandemia, mudou completamente o cenário porque exigiu de todos um relacionamento mais próximo e frequente com os artefatos tecnológicos, inclusive dos professores, que por um longo período, precisaram do apoio da tecnologia para dar aula à distância enquanto as atividades nas escolas estavam suspensas.

Partindo deste contexto, o Instituto Jama juntamente à Enter Edu, lançou uma formação pensada para “facilitar” a interação entre professores e ferramentas digitais e, assim, aprimorar as competências didáticas necessárias para o desenvolvimento de um bom aprendizado.

“A influência dos professores na vida dos alunos é inegável! Quanto mais bem preparado estiver o professor para dialogar com os seus estudantes, melhor será o resultado. Por isso é tão importante uma formação que os capacite para a interação digital com ética e segurança”

Adriana Lanzarini (Executiva Instituto Jama)

Escola
Referência

Biblioteca EEEB Gomes Carneiro

Desde 2019 o Instituto Jama vem trabalhando com o objetivo de auxiliar a Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro, reconhecida pela sua atuação de destaque no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e com altos índices de aprovação no vestibular, a tornar-se referência em ensino na rede pública do Rio Grande do Sul.

Procuramos desenvolver e apoiar iniciativas que fortaleçam o vínculo da Escola Gomes Carneiro com a comunidade escolar alinhados ao projeto pedagógico e melhorias de sua infraestrutura.

Em 2022 foi entregue a obra do Centro de Referência Escolar com espaço para atividades pedagógicas e comunitárias. Em 2023 foram financiados projetos junto às secretarias de obras e de educação estaduais para a continuidade nas melhorias de infraestrutura, às quais encaminham à escola a cumprir as exigências ao modelo “Escola Padrão” determinadas pela Secretaria Estadual de Educação do RS.

Em 2024, investimos na construção da nova biblioteca comunitária da escola, conforme diretrizes do projeto arquitetônico/pedágogico passou a ocupar um local de destaque nas instalações da escola. 

Em 2025 o apoio do Instituto Jama deu-se também no acompanhamento da implementação do turno integral oferecido ao Primeiro Ano do Ensino Médio da escola, além do projeto de melhorias de infraestrutura ainda em andamento.

Centro de referência entregue para a Escola Gomes Carneiro em Agosto de 2022

Bolsas de Estudos

 O eixo Bolsas de Estudo do Instituto Jama apoia estudantes de destaque oriundos da rede pública, ampliando suas oportunidades educacionais e fortalecendo trajetórias de excelência acadêmica. Por meio de processos seletivos realizados anualmente, concedemos bolsa financeira (com duração de três anos do Ensino Médio) em escolas privadas, acompanhada de um programa estruturado de apoio individual e em grupo.

 Nosso compromisso é garantir que jovens com alto potencial tenham acesso a um ambiente escolar capaz de expandir repertórios, fortalecer competências e abrir novas perspectivas de futuro. Para isso, oferecemos: 

  • Acompanhamento pedagógico e socioemocional, apoiando o desenvolvimento integral dos bolsistas;
  • Integração com as rotinas escolares, assegurando que cada estudante tenha condições de vivenciar plenamente a experiência acadêmica;
  • Monitoramento contínuo de desempenho, fortalecendo o engajamento e a permanência escolar.

Escolas parceiras/participantes atualmente em Porto Alegre: Colégio Israelita Brasileiro, Colégio Farroupilha, Dom Bosco, em Passo Fundo, Instituto de Educação.

Entre as iniciativas estratégicas do Instituto Jama para excelência deste projeto contamos com a parceria com Programa Primeira Chance, referência nacional na seleção e acompanhamento de estudantes bolsistas.

A seleção ocorre a partir de edital público, divulgado no segundo semestre de cada ano letivo. 

Bolsistas
Primeira Chance

Estudantes selecionados no edital 2024 do Programa de Bolsistas

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Desenvolvimento Comunitário

O eixo Desenvolvimento Comunitário do Instituto Jama reúne iniciativas que ampliam o acesso a direitos, fortalecem vínculos e contribuem para o desenvolvimento social de comunidades em diferentes contextos. É nosso eixo de maior alcance, pois integra ações voltadas à educação, cultura, saúde, assistência social e bem-estar coletivo, sempre orientadas pelo interesse público e pela promoção de oportunidades reais.

Ao longo de nossa trajetória, o desenvolvimento comunitário sempre foi um valor central. Em 15 anos, apoiamos mais de 140 organizações e entidades, promovendo ações que complementam a educação formal e potencializam a aprendizagem de crianças e jovens.

Trabalhamos com projetos que oferecem respostas consistentes às demandas locais, priorizando iniciativas capazes de gerar resultados duradouros e contribuir para que as próprias comunidades exerçam autonomia em seus processos de desenvolvimento.

Atuação em Comunidades

Nos últimos anos, nossas ações alcançaram um número significativo de crianças, jovens e famílias, especialmente em regiões em situação de vulnerabilidade social. Entre as iniciativas que compõem esse eixo estão:

  • Bibliotecas comunitárias, convivência e bem-estar, como o Espaço Bio Germânia, Biblioteca Sabiá do Saibro Sábio,  que promovem integração comunitária e acesso a atividades educativas e culturais;
  • Programas de apoio social, voltados à melhoria da qualidade de vida e ao fortalecimento de redes locais, Madreana, Escola Anne Frank, e variadas entidades/organizações sociais/culturais/educativas.

Enchentes RS

Também atuamos, nos anos de 2023 e 2024, em ações humanitárias e de reconstrução de escolas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, reafirmando nosso compromisso com a responsabilidade social e com a continuidade do processo educativo.

Educação e Comunidades

O Instituto Jama mantém ainda uma parceria estruturante com a Escola de Educação Básica Gomes Carneiro, que se tornou referência em práticas pedagógicas e formação docente por meio do Projeto Genoma, desenvolvido em colaboração com o Colégio Israelita Brasileiro (CIB). Essa atuação demonstra que a transformação educacional é mais efetiva quando articulada ao desenvolvimento da comunidade em que a escola está inserida.

Bibliotecas

Dentro do eixo de Desenvolvimento Comunitário, o Instituto Jama, apoia iniciativas que beneficiem as comunidades principalmente no que refere-se à infraestrutura, de escolas e entidades.

Em 2022 entregamos juntamente com a Associação de Moradores do Jardim Europa, uma biblioteca comunitária localizada dentro do Parque Germânia.
Em 2024 apoiamos a construção da nova biblioteca da Escola Estadual Gomes Carneiro e iniciamos um novo projeto de biblioteca comunitária em parceria do WimBelemDon.

Acreditamos que ao incentivar a leitura em espaços qualificados somos agentes de transformação social nas comunidades e, podemos atuar como apoio a projetos educativos.

Compromisso

No eixo de Desenvolvimento Comunitário, atuamos com foco na consistência, na permanência e na criação de oportunidades. Nosso objetivo é contribuir para que cada comunidade tenha condições concretas de avançar em seus próprios projetos, fortalecendo sua capacidade de organização, aprendizagem e melhoria contínua.

Bibiloteca
Sabiá do Saibro Sábio

“A crença fundamental do Instituto Jama é na educação. Quando unimos cultura, comunidade e esporte, o resultado só pode ser positivo. Por isso, a alegria de nossa associação com o WimBelemDon. Esta biblioteca, com o sugestivo nome de Sabiá do Saibro Sábio, nasce com a missão de inspirar, acolher e transformar — exatamente como acreditamos que a educação deva fazer.”


Jayme Sirotsky, O fundador-presidente do Instituto Jama

Biblioteca
Vinicius de Moraes

Escola Gomes Carneiro

Em 2024 fizemos a obra da nova biblioteca da Escola Gomes Carneiro 

 

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Espaço Bio Germânia

Entrada do Espaço Bio Germânia

O Espaço Bio Germânia, inaugurado em outubro de 2022, atende a comunidade, visitantes do Parque, moradores da região e alunos de escolas de Porto Alegre que visitam seus espaços projetados para promover educação e cultura.

Localizado no Parque Germânia, bairro Jardim Europa na zona norte de Porto Alegre, o Bio Germânia disponibiliza uma biblioteca com livros temáticos sobre natureza e sustentabilidade voltado principalmente para crianças de 2-12 anos, oferece um auditório e tem como propósito estimular a cultura da sustentabilidade através de práticas pedagógicas supervisionadas. 

Para saber mais: